Faq Como podemos ajudar?
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      1. Como saber se meus filhos estão com sobrepeso?
      Se alguém está com sobrepeso, isso significa que tem uma quantidade excessiva de gordura corpórea que pode representar um risco para sua saúde e bem-estar.
      Descubra a variação de peso ideal de seus filhos com relação à altura, idade e gênero, e peça conselhos, converse com o pediatra.
      2. Como saber se meus filhos estão abaixo do peso ou apresenta alguma deficiência nutricional?
      As crianças devem ser estimuladas a ter uma dieta variada e rica em nutrientes, baseada nos diferentes grupos de alimentos. Mas sabemos que isso nem sempre é fácil, e que você pode ficar preocupado que seu filho não esteja ingerindo todos os nutrientes de que precisa.
      A não ser que o pediatra diga que seu filho não está crescendo dentro dos padrões esperados, procure não se preocupar. O médico poderá avaliar o crescimento de seu filho e informá-la sobre quaisquer sinais de deficiência nutricional. O pediatra também pode aconselhá-la sobre o que pode ser melhorado e encaminhá-la para uma nutricionista que poderá ajudar ainda mais.
      3. O que posso fazer se meu filho não quer comer?
      Tente estas dicas para estimular seus filhos a terem hábitos alimentares mais saudáveis:
      • Envolva seus filhos na escolha, compra e preparação de refeições nutritivas.Veja as nossas receitas.
      • Evite alimentos que contêm restrições e tente oferecer uma ampla variedade de escolha, sem fazer muita pressão nas crianças para comerem somente alimentos saudáveis.
      • Seja um modelo positivo, comendo alimentos variados e saudáveis.
      • Torne a hora das refeições um momento divertido e coma com toda a família sempre que possível.
      • Não use a comida como prêmio. Se você quiser oferecer um prêmio a seus filhos por cada alimento novo que experimentarem, então dê algo que não seja um alimento, como por exemplo, uma ida ao parque.
      • Estimule hábitos de alimentação saudável em casa, por exemplo, ofereça verduras e frutas como lanche, acompanhamento ou como parte da refeição principal.
      4. Como posso preparar alimentos saudáveis e interessantes para meu filho?
      Nós sabemos como é complicado fazer as crianças experimentarem novos alimentos. Mas se você insistir, e ainda for criativo, poderá ajudar seus filhos a descobrirem que a variedade torna a hora das refeições mais divertida - enquanto se assegura que eles terão a nutrição que precisam.
      A maior parte das crianças tem uma preferência natural por sabores doces e não gosta de sabores azedos ou amargos. Isso significa que, em geral, é mais fácil introduzir frutas do que verduras na dieta infantil. É por isso que temos algumas ótimas sugestões para ajudar você a tornar as verduras mais divertidas e atraentes para seus filhos. Veja as nossas receitas.
      5. Como posso aumentar a quantidade de verduras que o meu filho come?
      Estas são algumas dicas para estimular seus filhos a experimentarem e gostarem de comer verduras:
      • Se possível, faça seus filhos se envolverem no cultivo e preparação das verduras.
      • Ofereça porções maiores de verduras como lanche.
      • Inclua verduras nas refeições. São uma grande fonte de nutrientes para as crianças e têm baixas calorias naturalmente, portanto, podem ajudar a balancear a ingestão geral de energia de seus filhos.
      • Seja um modelo positivo, comendo alimentos variados e saudáveis e com prazer.
      • Dê uma olhada em todas as ideias do programa Unidos por Crianças mais Saudáveis e receitas para ver quais se adaptam melhor a você e sua família.
      6. O que devo colocar na lancheira dos meus filhos?
      A lancheira deve ser uma opção saudável e divertida. Envolva a criança neste preparo, desde a escolha dos alimentos até a montagem, assim ela poderá opinar sobre suas preferências, e você poderá ajudá-la a fazer escolhas saudáveis.
      Confira algumas dicas:
      • Não torne a lancheira monótona: alterne preparações salgadas com doces para que a criança não enjoe do lanche.
      • Evite picar frutas que irão escurecer, como banana e maçã, pois, por causa disso a criança poderá recusar o alimento. Inclua frutas que têm a casca fácil de retirar ou então que possam ser consumidas sem casca. Lembre-se sempre de higienizar corretamente os alimentos antes do consumo.
      • Não se esqueça de incluir uma garrafinha de água na mochila: a água é a melhor maneira das crianças se hidratarem, e se o tempo estiver quente, você pode congelá-la, assim ela permanecerá gelada até a hora do lanche.
      • Caso seu filho recuse algum alimento que você tenha colocado na lancheira, não desista. Procure diversificar a forma de apresentação dos alimentos, como frutas no palitinho, palitos de cenouras, sanduiches etc... Quanto mais atrativa a lancheira, maior a chance de as crianças aceitarem os alimentos.
      • Para sempre incluir alimentos fresquinhos e saborosos na lancheira de seus filhos, procure respeitar a sazonalidade de frutas e verduras, pois além de mais saborosos, geralmente são mais baratos também.
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      1. Já criei uma conta, o que devo fazer em seguida?
      Ficamos contentes que você tenha se juntado ao programa Unidos por Crianças mais Saudáveis e dado o primeiro passo para estimular seus filhos a terem hábitos mais saudáveis!
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